Página Inicial   >   Entrevistas

ENTREVISTA CONCURSOS Minha trajetória nos concursos - Delegado de Polícia

02/04/2018 por Ailton Zouk

 

Em que momento decidiu se enveredar pelos concursos públicos?

Em julho de 2002, após a colação de grau no curso de Direito, decidi iniciar estudos direcionados aos concursos públicos, especificamente, Delegado de Polícia, depois de ter passado 18 anos nas fileiras das forças armadas brasileiras (Marinha 4 anos e Exército 14 anos).

 

Quando iniciou seu preparo? Qual metodologia usou?

Trabalhava o dia inteiro e estudava no período noturno, realizando abordagem da doutrina e, logo em seguida, exercícios dos temas estudados. Ah!! É importante ressaltar que tinha preferência em estudar nas cabines das diversas bibliotecas disponíveis no meu querido Rio de Janeiro, pois, em casa, perdia a concentração envolvido com outros afazeres. Portanto, saía do do trabalho e deslocava direto para biblioteca, aonde permanecia solitário até às 22h30, horário de fechamento.

 

Quanto tempo demorou para ser aprovado no primeiro concurso?

Foram 2 anos e meio de preparação e, durante esse tempo, mesmo estudando especificamente para o concurso de Delegado de Polícia, fiz outros concursos para carreiras de tribunais, mas a aprovação no concurso desejado (Delegado de Polícia do Distrito Federal) ocorreu  no ano de  2004.  Até que passei rápido, mas confesso que estudaria o quanto fosse necessário para atingir meu objetivo, pois, como sempre dizia meu ilustre professor Glioche, não se estuda para passar e sim até passar.

 

O senhor sofreu alguma cobrança de familiares e amigos pelo resultado pretendido?

Veja, como eu trabalhava e tinha condições de sustentar meus estudos, não sofria pressão diretamente de familiares, como, não raro, ocorre com aqueles que apenas se dedicam aos estudos. Penso que o candidato que se propõe a estudar para concurso tem que ter em mente que essas cobranças sempre irão existir, faz parte do jogo, entende? Por isso, o importante nesse momento é figurar como surdo e seguir em frente. Agora, perguntas de familiares e amigos, como por exemplo, e aí passou? Você estuda tanto, quando vai passar? Tenho um amigo que saiu da faculdade e já passou e você?  quando deve passar?? e outras perguntas seguindo a mesma temática eram frequentes. Mas é o que sempre digo: somente sabe como é a dor aquele que já teve a mesma ferida.

 

Depois de aprovado, como foi sua rotina de Delegado de Polícia recém empossado?

Após aprovação e consequente posse no cargo de Delegado de Polícia, passei a me dedica mais ao estudo do direito administrativo, constitucional, penal e processual penal, ramos do direito que navegam na órbita das atribuições do Delegado de Polícia. Iniciei minha carreira no plantão policial de uma Delegacia localizada na periferia de Brasília, na verdade, uma escola de vida, pois tive a oportunidade de ajudar aquelas pessoas de bem que, na honestidade, acordam cedo para garantir o pão de cada dia.

 

Quais as principais funções de um Delegado de Polícia?

O Delegado de Polícia, como o primeiro garantidor dos direitos e garantias fundamentais, possui diversas atribuições como presidir inquéritos policiais, realizando análise técnico jurídica dos casos concretos objetos de investigação, representar por prisões cautelares, interceptações, busca e apreensão, promover acareações e oitivas  quando necessário a investigação e ainda, ao tomar conhecimento da ocorrência do delito, deve atentar para as adoção das providências elencadas no Artigo 6, do CPP, o qual descreve:  “  Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais;II. apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais;III. colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias;IV - ouvir o ofendido;V. ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo III do Título Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por 2 (duas) testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura;VI. proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações;VII.determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras perícias;VIII. ordenar a identificação do indiciado pelo processo datiloscópico, se possível, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes”

 

Qual foi o momento mais engraçado ou curioso da sua carreira até agora?

Certa vez, estava no plantão policial, quando compareceu uma suposta vítima de perseguição e ameaça. Ao iniciar a oitiva da vítima, objetivando tomar conhecimento do fato, fui surpreendido pelo seu relato, quando afirmou que seus perseguidores eram extraterrestres e que a “nave espacial” utilizadas por eles parecia e muito com uma viatura policial. Naquele momento, percebi que que tinha algo de errado ( risos) mas, em respeito ao comunicante, ouvi todo o seu relato e,  no final, disse que iriamos apurar o fato. 

 

E o mais triste?

Há cerca de 5 anos, ao chegar em local de crime de homicídio, me deparei com uma mãe que chorava muito abraçada ao corpo de filho, um jovem de 15 anos, vítima de disparo de arma de fogo. Aquela mãe que acabará de chegar de seu trabalho, levava consigo uma bolsa exalando forte cheiro de comida que, outrora, estava acondicionada na sua marmitex que se encontrava no interior da bolsa. Lembro que, naquele momento, ela se levantou ensanguentada e me deu um forte abraço na busca de conforto e disse: “ Eu fiz de tudo por ele, queria que ele fosse um Delegado, como o senhor”.  De forma reciproca, abracei aquela mãe e disse: Deus sabe da sua luta e vai confortar seu coração.

 

Fale nos um pouco mais de como concilia a carreira de Delegado e Professor e da sua experiência dando aulas nas redes sociais?

Atualmente, com 12 anos na carreira de Delegado de Polícia, tenho dedicado uma parcela da minha folga ao  trabalho de ensino e ajuda aqueles que não tem condições de pagar cursos preparatórios para os concursos das carreias policiais. Diariamente ministro aulas gratuitas, por intermédio do aplicativo periscope ( @ailtonzouk), que são acompanhadas por milhares de alunos por todo  o Brasil. Criei um perfil no instagram @ ailtonzouk, aonde realizo postagens motivacionais, dicas de estudos e informações dos editais pertinentes as carreiras policiais e ainda coordeno um projeto de  aulões de véspera de provas ( Aulão Adelante), nas diversas capitais do brasil, quando então, tenho a oportunidade de conhecer meus alunos virtuais pessoalmente.

 

 

 

Comentários

BEM-VINDO À CARTA FORENSE | LOG IN
E-MAIL:
SENHA: OK esqueceu?

AILTON ZOUK

Ailton Zouk

Delegado de Polícia no DF. Professor especialista para carreiras policiais. Palestrante e escritor e coordenador do Projeto Adelante

NEWSLETTER

Receba nossas novidades

© 2001-2018 - Jornal Carta Forense, São Paulo

tel: (11) 3045-8488 e-mail: contato@cartaforense.com.br